domingo, fevereiro 25, 2007

Gnome "style" MACOSX - Screenlets

A pouco tempo estava olhando o blog Henrique : Freak's Blog e resolvi testar o Avant Dock. Um dock muito bom e prático de se utilizar.
Bom isso era o que faltava para ter um desktop com a aparência do MacOS !!!
Mas para ficar melhor esse "assado" tem o Screenlets um aplicativo que está a pleno vapor sendo produzido em Python e cada dia aparece mais widgets. O Screenlets pode trabalhar idêntico ao Gdesklets, ou como os widgets do Mac, através do Beryl.

Bom, chega de papo e vamos configurar isto :

1 - Beryl redondo, configure a opção dos Widgets Layer

- Vá até as configurações do Beryl.
- Escolha a aba "Ambiente de Trabalho"
- Marque o sétimo item, Widgets Layer.



2 - Instale o Avant Dock :
Siga o ótimo tutorial do Freak's Blog

3 - Instale o Screenlets
Abra o arquivo sources.list (Alt+F2)

gksudo gedit /etc/apt/sources.list

Adicione o repositório
deb http://hendrik.kaju.pri.ee/ubuntu edgy screenlets

Baixe a assinatura
sudo apt-get update && wget http://hendrik.kaju.pri.ee/ubuntu/619A3D4E.gpg -O- | sudo apt-key add -

Instale
sudo apt-get install screenlets

Com tudo instalado é hora de começar a rodar o screenlets, em Acessórios --> Screenlets. Aparecerá o ícone na àrea de notificação( no formato de um computador)
Clique com o botão direito e escolha a opção "Add ControlScreenlets";
Surgirá um icone em formato de circulo. Botão direito em cima deste icone --> screenlet --> add. Aí é só escolher uma dos widgets que já vem pré-instalado neste pacote.
Ah, e para utilizar ele como Mac ? Simples clique com o botão direito em cima do widget que tu queres que funcione como no MACOS, e marque a opção Windows --> widget. Pronto, ele desaparece e com acionando a combinação de teclas Super+F9 surge o widget, com o fundo esmaecido.

Olha o bichinho em funcionamento :




Abraço a todos.

19 comentários:

JeffersonX disse...

Amigo, esse Widget Layer é um plugin? Onde encontro? Porque meu Beryl não tem ele. Eu uso repositório oficial do Beryl.

Anônimo disse...

fui no synaptic e instalei todos os plugins do beryl, mesmo assim não apareceu a opção. Alguém tem alguma dica?

Trex disse...

Galera, eu uso o repositório do Treviño, e tive que remover o beryl e beryl-core para depois instalar novamente.

Repositorios :

deb http://download.tuxfamily.org/3v1deb edgy beryl-svn

deb http://download.tuxfamily.org/3v1deb edgy 3v1n0

JeffersonX disse...

Valeu cara! Deu certo! Ótima dica! É muito show! Tem hora que nem dá pra acreditar que isso aqui é de verdade. Essa dupla Screenlet + Beryl promete muita coisa boa!!

Unknown disse...

Olá, Instalei o screenlets como me disse, funcionou perfeitamente até Eu fazer uma caquinha. Não sei ao certo mas parece que vinculei um icone a um arquivo e isso travou o Screenlets.

Tentei desinstalá-lo totalmente e instalar de novo, mas acho que há um histórico que preciso apagar, vc sabe como fazer isso?

Tentei desinstalar e instalar umas 2 vezes.

Vc poderia me ajudar?

Abs

Tiago "Trex" Menezes disse...

Claro cara, sem problema.
Remova o arquivo de configuração e diretório :

rm .screenlets* -Rf

Após, tente rodar novamente, deve funcionar !!!

Abração e boa sorte !

Pr. Silfar Goulart disse...

Cara beleza de tutorial, mas como eu faço para configurar o weather com os dados do rio de Janeiro ?

E o avant tem como ficar atraz das janelas ?

Trex disse...

É verdade .. faltou este detalhe.
Acessa o site www.canaldotempo.com e escolhe a cidade.
No final da url : http://br.weather.com/weather/local/BRXX0201

está o código da cidade : BRXX0201

Só adicionar este código e o desklets irá atualizar.

Abraço.

Unknown disse...

Oi Trex,

Obrigado pelo retorno a respeito do erro do Screenlets.

Fiz o que me disse (rm .screenlets* -Rf)mas não consegui reparar, estou chateado pois gostaria de ter o screenlets funcionando. O que será que posso fazer para tirar do cache a instrução errada que dei.

Aparece a seguinte mensagem:
LauncherScreenlets
Error - failed to load icon "/home/wildner/.icons/Neu/48x48/apps/firefox01_04.png"
Quando clico no Botão Ok os screenlets que eu tinha colocado na minha area de trabalho somem. O Icone do Screenlets ainda permanece no Tray.

Tenho uma idéia vc poderia clicar em Settings e fazer um backup do seu screenlets e me enviar via e-mail? Se puder segue meu e-mail wildner1@gmail.com

Desculpe o incomodo mas se puder me ajudar ficarei muito feliz.

Desde já agradeço.

Um abraço

João Paulo Sousa disse...

Gostaria de saber como fazes para o painel no topo do desktop aparecer com as opções do epiphany-browser?

Tiago "Trex" Menezes disse...

Wildner,
Já enviei o arquivo com as configurações para o teu email.

João Paulo,
Tô criando o post de como esse passo-a-passo. A terceira parte da saga do macosx.

Abraço

Unknown disse...

Ola Trex Blz Meu nome é Marcelo sou amigo do Wildner ele me passou seu blog .
seguinte estou com um problema aqui e gostaria da sua ajuda
eu instalei o screenlets gostei pra caramba só que tem um problema .
primeiro - os temas como relogio e outros ficaram com um fundo preto e não consegui tirar ouvi dizer que para ele funcionar legal tem que ter instalado o beryl só que para instalar o beryl tem que ter placa 3D não é ? pois eu não tenho placa 3D da para instalar sem placa 3D ?
eu uso ubuntu 7.04 herd5 meu hardware é P4 2.6 GHZ 512 memoria video onboard 133MHZ se puder me mande um email para :
marcelolinu@gmail.com obrigado e um abraço .

Unknown disse...

Ola Trex Blz Meu nome é Marcelo sou amigo do Wildner ele me passou seu blog .
seguinte estou com um problema aqui e gostaria da sua ajuda
eu instalei o screenlets gostei pra caramba só que tem um problema .
primeiro - os temas como relogio e outros ficaram com um fundo preto e não consegui tirar ouvi dizer que para ele funcionar legal tem que ter instalado o beryl só que para instalar o beryl tem que ter placa 3D não é ? pois eu não tenho placa 3D da para instalar sem placa 3D ?
eu uso ubuntu 7.04 herd5 meu hardware é P4 2.6 GHZ 512 memoria video onboard 133MHZ se puder me mande um email para :
marcelolinu@gmail.com obrigado e um abraço .

Tiago "Trex" Menezes disse...

Só para ficar o registro ... para tirar o fundo preto do desklets, é necessário o uso do beryl. :(

Anônimo disse...

Olá amigo, o meu Beryl não tem essa opção que você citou não. O que eu faço? Já instalei o Screenlets....

nq6@hotmail.com

Donanfer disse...

Olá pessoal. Instalei o screenlets e funcionou corretamente. Fui adicionando alguns screenlets para ver como era cada um, contudo eu não consigo mais deletá-los. Desinstalei e instalei novamente, mas quando dou start no screenlets eles voltam novamente e depois de algum tempo eles ficam inativos!!!Alguém saberia como posso solucionar isto?

Anônimo disse...

esse tutorial serve para o ubuntu 6.06?
Obrigado

Anônimo disse...

Esse tutorial serve para o ubuntu 6.06?
Obrigado

chupim disse...

eae Tiago "Trex" Menezes estive procurando uma resposta pro meu problema... estou com o mesmo problema o q Wildner Leandro, fui ativar aquela bosta de verificação de e-mail desinstalei e instalei o screenlets nem sei qtas vezes e nd... usei o comando q vc passou e nd... como eu vi q vc enviou uns arquivos de configuração para o amigo com o problema semelhante ao meu, gostaria de saber se vc teria a bondade de fazer o mesmo e enviar pra mim... ateh hj não mexi em nd do screenlets pq ativei o verificador de e-mail no primeiro dia q instalei ¬¬ se puder fico mto feliz... abraços e teh mais galera...

Labels

Tá chegando