quinta-feira, julho 13, 2006

AIGLX - atualizado



Galera,

Depois de muito tempo fora (mas sempre acompanhando a movimentação), vamos ao um passo-a-passo de como instalar o AIGLX no ubuntu Dapper.

Antes de mais nada : A diferença entre o XGL e o AIGLX são as seguintes :

- AIGLX utiliza o suporte DRI para aceleração ao contrário do XGL que é um servidor 3D

- Devido a isso, ainda não é possível utilizar as placas da NVIDIA , a empresa (em março de 2006) disse que não vai dar suporte a DRI em seu driver proprietário.
- Ele habilita efeitos "GL-accelerated" , o servidor X é modificado com algumas extensões,o pacote Mesa atualizado, e uma versão nova do metacity com controle do composite.
- Uma coisa que é muito legal : poder desliga-lo a hora que desejar, bem como configurar os efeitos via aplicativo gset-compiz.

Procurei esta solução devido a placa intel 915 não ser suportada pelo XGL, e muito bem suportada pelo AIGLX.


Usando emprestado as terminologias do grande Julio Neves (esse é o cara !!!), vamos ao que interessa :

1 - Baixando os pacotes e salgando a carne

aiglx:
Primeiro adicione o repositório no /etc/apt/source.list


Código:

deb http://xgl.compiz.info/ dapper aiglx
deb http://xgl.compiz.info/ dapper main


e atualize os repositórios


Código:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade


e instale o ultimos pacotes dos módulos dri :

Código:
sudo apt-get install linux-dri-modules-common linux-dri-modules-`uname -r`

Caso depois de instalar ou atualizar o pacote linux-restricted-modules ou linux-image tiver problemas, rode o comando para regenerar o modules.dep :

Código:
sudo /sbin/ldm-manager

compiz:

Compiz aiglx está suportado oficialmente, pacotes compiz-vanilla ou compiz-quinn agora funcionam no xorg-aiglx. Todos pacotes oficiais compiz-aiglx estão desatualizados, primeiramente devemos desinstalar todos os pacotes compiz-aiglx

Código:
sudo aptitude purge compiz-aiglx compiz-aiglx-gnome

Depois, instalar os pacotes compiz-vanilla :

Código:
sudo apt-get install compiz-vanilla-aiglx compiz-vanilla compiz-vanilla-gnome



Continua ....


4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Tiago, parabéns pelas suas matérias, são todas muito boas.
Realizei passo a passo deste tutorial para instalar o aiglx, todos os passos foram feitos sem dar nenhum erro, quando eu reiniciei o meu micro nada mudou, a única novidade foi um ícone vermelho que aparecei ao lado do relógio.
O que eu poderia fazer para testar?

Abraço,

Fabio Souza
fabiofns@gmail.com

Anônimo disse...

eu tive a seguinte messagem depois do apt-get update
W: GPG error: http://xgl.compiz.info dapper Release: The following signatures couldn't be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 31A5F97FED8A569E

e agora???

Tiago "Trex" Menezes disse...

CAra, versões novas sairam .. apt-get upgrade nelas !

Anônimo disse...

Preciso de ajuda caso alguém consiga ou queira ajudar. Instalei o Big Linux com COMPIZ E XGL embutido o que me agradou bastante já que era usuário do Windows e seus poucos efeitos. Porém pesquisando na internet descobri que o Beryl possui mais efeitos e é novidade. Fui meter as caras pra instalar e descobri porque o Windows (mesmo custando caro, ao contrário do linux que é de graça) domina o mercado. É um tamanha dependencia de pacotes que te deixa tonto ao tentar instalar. Sem contar que uns pacotes não instalam nem a "pau". Beryl depende do libatk que depende do libcairo que depende do tk8 que depende do.........putz.
Daí desisti e fui pro Ubuntu e Kubuntu porque li na net vários tutoriais fáceis de instalar este Beryl. Foi meu pior erro, deveria ter ficado com Compiz e xgl. Estes dois tais sistemas são os piores linux que tentei testar. Por que? Porque os dois não aceitam minha mísera placa geforce 6600GT. Quando por milagre entro no sistema depois de umas 20 tentativas o mouse desaparece (caso alguém duvide: http://en.opensuse.org/Using_Xgl_on_SUSE_Linux#Using_and_Configuring_Compiz
). Imagine tentar instalar um sistema sem ponteiro do mouse tendo que gerenciar partições por exemplo! Neste momento percebo que tudo que falaram sobre belezado win e instabilidade contra estabilidade e leveza do linux se inverte a cada ano que passa.
Caso alguém discorde não apenas escreva sua opnião prove dando solução porque se continuar asim o Vista e seus extras vão mais uma vez dominar o mercado, e pra mim que sou técnico prefiria usar o Linux.
Agradeço a ajuda de quem puder ajudar!
marcusan@hotmail.com

Labels

Tá chegando